Torres Vedras - Festas da Cidade

Editorial

As Festas da Cidade de Torres Vedras celebram o povo, a identidade, a gastronomia, a cultura e a tradição de todo o concelho de Torres Vedras. É um momento que se assume como ponto de encontro das nossas gentes, destacando-se entre os eventos que pontuam o ano no Concelho e na região.

Começo por destacar a 16ª edição do Acordeões do Mundo - Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras. As Festas da Cidade são marcadas ao ritmo deste instrumento, através dos artistas de referência que irão passar pelo palco do Teatro-Cine de Torres Vedras, mas também dos acordeonistas que irão animar os finais de tarde nas já tradicionais Merendas do Acordeão.

Uma das novidades deste ano será um novo espaço dedicado exclusivamente ao vinho e à gastronomia, que estará localizado no Pavilhão Expo do Parque Regional de Exposições. Queremos dar destaque àquilo que de melhor fazemos e acreditamos que não haverá melhor forma do que descobrindo os sabores que ainda não conhecemos e convidando todos os que nos visitam a partilhar essa experiência connosco.

Uma imersão gastronómica que poderá ser complementada logo ao lado, no Pavilhão Multiusos, nas tradicionais tasquinhas. Ali, a Mostra de Uvada e Bolos de Ferradura, o Festival do Pastel de Feijão e o Festival do Vinho de Torres Vedras dão forma ao leque de produtos endógenos do Concelho, que podem ser degustados a par de um programa de animação que se prolonga até ao dia 10 de novembro.

E, precisamente na véspera do Feriado Municipal, é a vez de homenagearmos aqueles que dão o seu melhor em prol de Torres Vedras. A Sessão Solene de Celebração do Feriado Municipal de Torres Vedras irá contar com a entrega das condecorações municipais deste ano, naquele que é um dos momentos mais simbólicos das Festas da Cidade.

Mas no ano em que celebramos os 40 anos da elevação de Torres Vedras a cidade, não podíamos deixar de preparar esta edição de forma especial. É por isso que, no dia 11 de novembro, iremos refletir sobre o futuro no Teatro-Cine de Torres Vedras, através da conferência "Torres Vedras no caminho da sustentabilidade: os próximos 40 anos". A Agenda 2030 e a Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas serão alguns dos temas que estarão em cima da mesa, de forma a orientar o nosso caminho rumo à sustentabilidade.

Em dia de Feriado Municipal, as Festas da Cidade prometem encerrar com "chave de ouro", com a eleição da Rainha das Vindimas de Torres Vedras. A grande final do Festival das Vindimas decorre no Pavilhão Multiusos, que promete encher naquela que é uma noite especial para muitas jovens torrienses.

As Festas da Cidade de Torres Vedras já entraram na agenda de todos os torrienses. Da cultura ao desporto, passando pela gastronomia e pela moda, são muitas as propostas para celebrar o nosso território. Estou certo de que nos continuaremos a encontrar, torrienses e visitantes, nas nossas Festas.

De 26 de outubro a 11 de novembro, celebramos Torres Vedras juntos.

  • Organização
    CMTV
  • Promotorres
  • Com Apoio
    Caixa Agrícola de Torres Vedras
  • Patrocinador
    Arena Shopping
  • Viatura Oficial
    GDAuto
  • Água Oficial
    Vimeiro
  • Apoio Técnico
    Biotrab
  • OesteCim
  • Green Destinations
  • 40 anos de Cidade

C.M. Torres Vedras - por Slingshot